Homem de Ferro (2008)
Apesar das histórias Marvel já terem sido iniciadas nos anos 2000, pelos filmes dos X-Men e Homem Aranha, Homem de Ferro deu a partida imediata no chamado Universo Cinematográfico Marvel.
Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.
Recheado com o carisma do ator Robert Downey Jr. esta produção é com certeza um dos maiores triunfos da Casa das Ideias.
Há uma veia bem cartunenesca nesta película partindo desde a linda armadura do Homem de Ferro até as inspiradas piadas feitas por Tony.
Além de extremamente
introdutivo, Iron Man (título original) é um filme graciosamente fantástico.
Nota: 4,5 ****-/5,0 *****
O Incrível Hulk (2009)
Muitos já conhecem a história do Gigante Esmeralda, mas no ano de 2009 ela foi recontada desta vez com a interpretação do ator para dar vida ao monstro.
Vivendo escondido e longe de Betty Ross, a mulher que ama, o cientista Bruce Banner busca um meio de retirar a radiação gama que está em seu sangue. Ao mesmo tempo ele precisa fugir da perseguição do general Ross, seu grande inimigo, e da máquina militar que tenta capturá-lo, na intenção de explorar o poder que faz com que Banner se transforme no Hulk.
Se afastando da boa qualidade transmitida por Homem de Ferro o real problema deste filme está em seu roteiro que mescla comédia romântica com drama e pouca ação. É realmente uma pena.
O maior destaque aqui fica a cargo do ator Edward Norton.
As cenas de ação deste filme estão espetaculares como a cena do Hulk na universidade e também a batalha final contra o vilão Abominável.
Nota: 3,0 ***/5,0 ****
Homem de Ferro 2 (2010)
Após confessar ao mundo ser o Homem de Ferro, Tony Stark, passa a ser
alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com o maior rival de Stark, Justin Hammer colocado no centro deste conflito, o que faz com que assuma a
identidade de Máquina de Combate. Paralelamente, Ivan Vanko cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado
A sequência não possui a excelência do filme original mas isso não desmerece esta fabulosa produção.
Com um capricho maior nos efeitos especiais são criados novos aparatos. Novas cenas incríveis como a luta na pista de corrida e a montagem da armadura do Homem de Ferro são um grande destaque ao assistir.
Nota: 4,0 ****/5,0 *****
Thor (2011)
O primeiro filme do deus do trovão está bem longe de agradar a todos os seus espectadores.
Thor é um jovem guerreiro que após a declaração de uma nova guerra, seu pai retira seus poderes e o expulsa para a Terra. Lá, Thor acaba conhecendo a cientista Jane Foster e precisa recuperar seu martelo, enquanto seu irmão Loki elabora um plano para assumir o poder.
Mesmo com um bom roteiro em mãos o filme se torna uma experiência entediante, meia boca. Alternando entre o bom (as fantásticas lutas) e o ridículo (as fracas piadas).
Nota: 3,0 ***/5,0 *****
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Um clássico do estúdio Marvel, um filme carismático e puro.
Steve Rogers é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o super-soldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o super-soldado é valioso demais para pôr em risco
na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.
Os méritos de Capitão América são muitos:
A re-imaginação os anos 40, os aparatos incríveis como o escudo do Capitão e as incríveis lutas corpo a corpo.
Além do Capitão América ser meu herói favorito no Universo Marvel, seu filme também tem meu favoritismo.
Nota: 4,5 ****-/5,0 *****
Os Vingadores (2012)
A primeira reunião dos maiores heróis do estúdio resulta em um filme fantasticamente colorido e também emocionante.
Um poderoso inimigo retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. No intuito de proteger o mundo, Nick Fury convoca um
grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais
haviam trabalhado juntas: Tony
Stark/Homem de Ferro, Steve Rogers/Capitão
América, Thor, Bruce Banner/Hulk e Natasha Romanoff/ Viúva Negra.
Partindo de um sonho maior, The Avengers (título original) tem figurinos e cenas
impressionantes, além da ótima direção.
Nota: 4,5 ****-/5,0 *****
Homem de Ferro 3 (2013)
Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos.
Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de
Ferro. Um deles, o terrorista Mandarim, decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em
risco. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir de onde foi levado junto
com os destroços de sua casa, e superar seu maior medo: o de fracassar.
2013, realmente não foi um ano bom para o estúdio Marvel. Iron Man 3 (título original) foi vendido como o ápice da franquia do herói mas acabou resultando em um filme fraco e bobo.
Apesar disso o filme tem cenas memoráveis como a destruição da casa de Tony Stark.
Nota: 3,5 ***/5,0 *****
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Enquanto Thor liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove
Reinos, um novo inimigo acordava de um longo sono, sedento de vingança e louco para levar todos para a escuridão eterna. Alertado do perigo por Odin, o herói precisa contar com a ajuda de seus companheiros e seu irmão, o
traiçoeiro Loki, em um plano audacioso para salvar o universo do grande mal. Mas os caminhos de Thor e da amada Jane
Foster se cruzam novamente e a vida dela está realmente em perigo
Mais uma vez, os assuntos desnecessários e as piadas forçadas destroem a chance de um bom filme do deus do trovão. E pra piorar dessa vez temos Malekith, um vilão filosófico e chato.
Loki acaba roubando a cena aqui!
Nota: 3,5 ***-/5,0 *****
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)
Em um grande amadurecimento o estúdio Marvel cria um filme thriller com toques de política e sociologia, e adiciona também todas as qualidades de uma película de ação.
Dois anos após os acontecimentos em Nova York, Steve Rogers continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala a S.H.I.E.L.D, ainda liderada por Nick Fury.
O roteiro de Anthony Russo e Joseph Russo é primoroso, criando reviravoltas e cenas de luta impressionantes, há de se dizer que os melhores combates num filme Marvel estão neste filme.
Nota: 5,0 *****/5,0 *****
Guardiões da Galáxia (2014)
Com um humor primoroso, Guardiões da Galáxia mudou nossa visão quanto ao estúdio e mostrou que heróis desconhecidos podem se tornar um grande sucesso.
Peter Quill faz carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas, mas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, para salvar o futuro da galáxia. Quill une forças com quatro pessoas fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide, a sombria e perigosa Gamora, o guaxinim Rocket Racoon e o vingativo Drax, o Destruidor. .
Junto a Tony Stark, Peter Quill é o personagem mais carismático no Universo Cinematrográfico Marvel.
Guardians of The Galaxy (título original) é o melhor filme Marvel, na minha opinião.
Nota: 5,0 *****/5,0 *****
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Tentanto proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artifical que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento de Ultron.
Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro terão
que se unir para mais uma vez salvar o mundo de uma possível destruição.
A continuação de um dos melhores filmes de todos os tempos prova que até produção mais cultuada as vezes pode ter um resultado aquém do esperado.
Mesmo abaixo do original o filme tem ótimos méritos:
A luta Hulkbuster vs Hulk, os ótimos efeitos especiais e a boa trilha sonora.
Uma boa (não excelente) continuação.
Nota: 4,0 ****/5,0 *****
Homem-Formiga (2015)
Depois de sair da cadeia, Scott Lang está disposto a reconquistar o respeito
da ex-mulher, e principalmente de sua filha. Com dificuldades de arrumar um
emprego honesto, ele aceita praticar um último golpe. O que ele não sabia era que tudo não
passava de um plano do Dr. Pym que, depois de anos observando o hábil ladrão, o escolhe para vestir o traje do Homem-Formiga.
Apesar de ter muitas ressalvas, Homem-Formiga é um filme carismático e ótimos efeitos especiais!
Nota: 3,5 ***-/5,0 *****
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Guerra Civil é um filme sobre amizade, luta e interesses onde cada personagem tem sua própria história
Após a grande destruição vista em Nova York, Washington D.C. e em Sokovia, é criada a equipe Os Novos Vingadores, um grupo formada por Viúva Negra, Feiticeira Escarlate, Visão, Falcão e Máquina de Combate. O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark, o Homem de Ferro.
Capitão América: Guerra Civil ainda está abaixo de Guardiões da Galáxia e Capitão América: O Soldado Invernal.
NOTA: 4,0 ****/5,0 ******
Doutor Estranho (2016)
Estúdio Marvel apresenta mais uma história de origem de um desconhecido herói que além de agradar, surpreende.
O filme apresenta Stephen Strange, um famoso neurocirurgião que após um grave acidente recebe a chance de mudar sua realidade quando ele conhece um misterioso grupo de feiticeiros, que possuem a missão de defender o mundo.
O filme é entretenimento puro e vale destacar a apresentação e uso do 3D no filme que é impecável.