Tradução

domingo, 22 de novembro de 2015

Crítica: Que Horas Ela Volta?

Crítica social embalado com drama e muito bom humor!
Regina Casé interpreta Val, uma emprega doméstica de São Paulo que há mais de uma década vive  representada como uma pessoa "da família" na casa de seus patrões ricos. Certo dia tudo muda com a volta de Jéssica a filha de Val que coloca a vida da mãe e seus chefes em uma reviravolta.

Sempre tive certo desdém com o cinema nacional, mas com o filme Que Horas Ela Volta foi diferente.. surpreendente. A diretora Anna Muylaert faz experimentos ótimos na narrativa, como a verdadeira realidade brasileira. Em certa cena Val teme que seus patrões a reprimam pois sua filha apenas está querendo usar a grande piscina da casa em que é empregada - Crítica implicita da grande massa que é oprimida por pessoas com maior capital e condições financeiras. REALIDADE BRASILEIRA!

A trilha sonora na produção também é muito agradável e ajuda a ilustrar as características de certo espaço como sertanejo e forro. No quesito emocional o filme tece em diversas cenas há conturbada relação entre mãe e filha, como numa cena passada no momentos finais do filme.
Elemento interessante na produção é o excesso exibido pelos personagens: Val possui a quase obrigação de sempre trazer as refeições de seus criados, o casal Bárbara e Carlos vivem presos a gestos e costumes soberbos e quem se destaca no meio desses conflitos é Jéssica que realmente só deseja uma vida melhor - como ela demonstra com o desejo de sorvete e banho de piscina.


Sendo aclamado em vários festivais e indo em direção ao Oscar - o humor na produção é muito bem composto e Val tem uma dessas melhores cenas!
Sendo assim o filme tem cor, sabor e tempero e drama brasileiro pra agradar qualquer idade!
nota: 5,0 *****/5,0 *****

sábado, 21 de novembro de 2015

Crítica: Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

       O capítulo final tem falhas mas se completa muito bem!
"Nessa noite apontem suas armas para a Capital, apontem suas armas para Snow!"


Na história final, Katniss está sofrendo as consequências do ataque de Peeta e tentando se recuperar. Tempos depois a heroína tece o lano de que para libertar Panem e todos os seus amigos ela apenas deve realizar um árdua tarefa: matar o Presidente Snow!

Em termos técnicos a produção está de parabéns, em termos narrativos... não sei não
Esse comentário por que? pois a história infelizmente (desculpe a expressão) pega e esfrega uma história corrida e sem tempo para o espectador digerir e descansar de tudo exibido em tela! Como mortes, lutas, e conteúdo político.
Cressida e Katniss em cena frenética do filme!


Apesar de a reclamação o filme vai agradar em cheio qualquer fã da crônica sendo elas cinematográfica ou literal, seguindo a risca o conteúdo do livro o filme vai fundo em atrocidades, humor e cenas de arrepiar, além os atores ilustrarem bem as personalidades de seus personagens na tela.

Em considerações finais este episódio final está ótimo e bem longe de ser esquecido. Levando o selo que o promoveu a ser considerada uma das melhores sagas da atualidade Jogos Vorazes: A Esperança - O Final tem política, emoção e conflito juntando tudo isso no melhor episódio da saga, ficando apenas atrás de Em Chamas e muita saudade também.
nota: 4,0 ****/5,0 *****



                                                             ZONA DE SPOILERS

Este campo deve ser lido por apenas que quem não se importa com detalhes da narrativa ou caso já tenha lido o livro A Esperança.

- Muito esperado por toda(o) s os fãs tem beijo de Peeta e Katniss no filme caso você esteja curioso.
-Muitas mortes como de Boggs e Finnick são coisas que pouco implicam na produção, realmente os roteiristas não se importaram com esses acontecimentos.
-Uma das cenas mais aguardadas como a morte de Prim é tratada com pouco esmero, infelizmente.
-Faltou um memorial para os personagens mortos (como o visto em Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2), infelizmente.
-Jennifer Lawrence lacra o filme inteirinho!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Crítica: Jogos Vorazes - A Trilogia

Pão e circo (Panem) é tudo o que os Jogos Vorazes oferecem ao público. Nesta fantástica distopia, Suzanne Collins mostra o poder de um revolução quanto as sistema de mídia e governo. Incrível !
Jogos Vorazes, primeiro episódio da franquia narra os acontecimentos em volta de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, participantes da 74a edição dos Jogos guerra título do filme e todas as suas consequências
Simples mas muito bem executado a história traz elementos nunca antes vistos numa ficção, personagens cheios tornam a experiência muito mais crível em um nível muito mais interessante, além da presença da linda, maravilhosa e glamurosa Jennifer Lawrence.
NOTA: 3,5 ***-/5,0 *****


Jogos Vorazes: Em Chamas, a coisa começa a esquentar no segundo episódio.
Na nova história Katniss e Peeta estão sendo indicados para a Terceiro Massacre Quaternario, uma edição especial dos Jogos Vorazes para homenagear os mortos em guerras passadas.
Com novos personagens adoráveis (vide Johanna e Finnick) a história traz novas caras para o elenco e ainda continua com o brilho da sua maior estrela Jennifer Lawrence.
As sequência finais são sensacionais e muito bem executadas, sem contar a fotografia.
O MELHOR DA SAGA!
nota: 5,0 *****/5,0 *****

 Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, o episódio mais fraco e morno da saga mostra os acontecimentos após a destruição (literalmente) dos Jogos Vorazes, Katniss está disposta a ajudar todos os distritos que restaram da fúria da Capital - Contando ela com a ajuda de aliados do Distrito 13, que para todos é um distrito que já foi destruído anos atrás.
Apesar de todos os elogios, a narrativa de Mockingjay - Part 1 (no original) é fraca e até demorada - como quase todas as partes 1 do final de um saga.
Mas nessa história temos elementos ótimos com a crítica a mídia para difamar a imagem, a luta pelos rebeldes dos distritos e pra completar temos Jennifer Lawrence interpretando Katniss de corpo e alma!
nota: 3,0 ***/5,0 *****
E assim chegamos próximos ao final,
BONS JOGOS VORAZES E QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE A SEU FAVOR!