Tradução

terça-feira, 28 de abril de 2015

Crítica: Animações do Estúdio Laika

O estúdio Laika é responsável pelas maiores invenções no ramo do terror-infantil com o uso do stop-motion (animação com o uso de massinha) e na criação de obras-primas animadas.

O Estranho Mundo de Jack:  A primeira criação do estúdio com produção da Disney conta a história de Jack o esqueleto que vive na cidade do Halloween, mas certo dia ele descobre a cidade do Natal e se torna disposto a criar o seu próprio Natal. A partir deste ideal, Jack se torna o próprio Papai Noel.

A obra criada pelo direto Tim Burton (Alice 2010, Frankenweenie) é inspiradoramente assustadora com personagens cativantes e canções gostosas de se ouvir no desenrolar da produção.
NOTA: 4,0 ****/5,0 *****

Coraline e o Mundo Secreto: O segundo longa-metragem do estúdio conta a história de Coraline Jones, uma menina que ao mudar para sua nova casa descobre também uma porta que leva a um universo paralelo, onde tudo é mais gostoso, bonito e divertido, mas a partir de um desentedimento com seus "outros pais" a jovem precisará encontrar um modo de retornar ao seu antigo lar.

A produção de Coraline é incrívelmente bem realizada com uma bela lição de valor e coragem unindo música, terror e botões.
NOTA: 5,0 *****/5,0 *****

Paranorman: A terceira criação da Laika conta a história de Norman Babcock um jovem o dom de ver e falar com os mortos, o que causa ostracismo ao menino. Certo dia Norman recebe a missão de deter uma antiga maldição que trará de volta a vida zumbis e uma antiga bruxa, com a ajuda de seus dificeis amigos que tentarão deter o feitiço.

Paranorman é com certeza uma das produções com mais estereótipos do estúdio, partindo do bullying ao homossesualismo que está presente em nosso mundo atualmente. O filme também é a mais sombria produção da Laika desde Coraline.
NOTA: 4,0 ****/5,0 *****

Os Boxtrolls: O quarto longa-metragem do estúdio e o mais recente também. O filme conta a história dos boxtrolls, criaturas que vivem no subterrâneo da cidade de Ponte Queijo e que são vistas como um problema por todos os habitantes.
Com a ameaça dos exterminadores de boxtrolls, Ovo um garoto que foi adotado pelos monstros tenta mudar o futuro e a imagem de seus colegas junto a mimada Winnie.

Os Boxtrolls é um dos mais divertidos longa-metragem da Laika trazendo uma história bonita e bem representada em tela. Outros pontos positivos provêm do visual maravilhoso e uma criativa crítica a aristocracia numa sociedade onde queijos vem acima da prioridades.
O filme é uma divertida e bela lição de coragem e respeito.
NOTA: 3,5 ***-/5,0 *****

Nenhum comentário:

Postar um comentário